Editorias

  • Acué
  • Esquinas
  • Família
  • Navalha
  • Paju
  • Vital
  • Quem somos
  • Colunistas
  • Contato
  • Nossos projetos
  • Webstories
  • Republique
  • Quem somos
  • Nossos projetos
  • Colunistas
  • Webstories
  • Contato
  • Republique

Redes Sociais

Newsletter

Fique por dentro das narrativas que nos colocam no centro.

Este site é protegido pelo reCAPTHCHA e aplicam-se a Política de Privacidade e os Termos de Serviço do Google.

Editorias

  • Acué
  • Esquinas
  • Família
  • Navalha
  • Paju
  • Vital
  • Quem somos
  • Colunistas
  • Contato
  • Nossos projetos
  • Webstories
  • Republique
  • Quem somos
  • Nossos projetos
  • Colunistas
  • Webstories
  • Contato
  • Republique

Redes Sociais

Newsletter

Fique por dentro das narrativas que nos colocam no centro.

Este site é protegido pelo reCAPTHCHA e aplicam-se a Política de Privacidade e os Termos de Serviço do Google.

Se me tiram o território, tiram a minha identidade 

Se me tiram o território, tiram a minha identidade: Tecnologias (tr)anscestrais na manutenção dos territórios e na produção de vida

Quando me entendi defensor de direitos socioambientais há 10 anos atrás, não o fiz por escolha, mas porque essa era a única forma na qual eu sabia existir. Lutar pela conservação dos territórios e a emancipação de nossos povos significava manter vivas todas as coisas que eu conhecia. O rio que nos alimentava, a árvore que nos protegia, o céu que nos embalava e todos os seres, visíveis e invisíveis, que estavam ao nosso redor. Se me tiram o território, tiram a minha identidade.

Se me tiram o território, tiram a minha identidade: Tecnologias (tr)anscestrais na manutenção dos territórios e na produção de vida
Crédito: Matheus Belém

Costumamos entender a colonização como o processo de invasão de um território já habitado, em conjunto com a retirada da humanidade e subjugação dos povos que ali existiam. Quando os invasores chegaram em Moçambique, ali habitavam os Makua, os Tsonga, povos que cultivavam uma relação milenar com aquele chão e com as outras formas de vida que ali estavam, da mesma forma com os Kalinago no Haiti, os Kikuyu no Quênia, os Wayuu na Venezuela e os mais de mil povos que plantaram o Brasil centenas de anos antes da invasão.

O que a colonização trouxe foi muito mais que a “conquista” e dominação de uma terra, ela criou uma profunda rasura nas histórias, memórias, relações cosmológicas e modos de vida de nossos povos. Para os meus, a colonização inicia na violenta ruptura entre nós e nosso vínculo com a terra, numa tentativa de reorganizar o mundo segundo a lógica da exploração. 

Assim surgiu a ideia de “desenvolvimento”, centrada a partir do pensamento de que manter uma relação harmônica com a natureza significava um tipo de atraso, uma selvageria, e que por isso precisávamos alcançar o tão desejado progresso. Nessa mesma lógica, a serviço da assimilação dos povos e da criação de um “humano único” — branco, heteronormativo, cristão, civilizado — nós, filhos das árvores, plantados como sementes, fomos dizimados. 

Levaram nossas línguas, nossas casas, nossos sonhos e de muitos levaram a identidade. Nos destruíram como destruíram a natureza, porque não viam em nós qualquer valor ou, do contrário, só viam $valor$. A colonização começou a dar sentido à humanidade, isto é, decidir quem seria visto como humano e quem não. Um inferior, um bicho, uma vida sem muita importância. Até hoje, essa mesma lógica subjuga corpos e destrói territórios.

Corpo trans como território

Se me tiram o território, tiram a minha identidade: Tecnologias (tr)anscestrais na manutenção dos territórios e na produção de vida
Crédito: Ricardo Oliveira

Nego Bispo, liderança, mestre de saberes, filósofo e manejador-de-mundos oriundo do Quilombo Saco-Curtume (PI), dizia “eu não sou humano, sou quilombola”. Através dessas palavras ele reconfigura o mundo pela visão do quilombo. Assim também, indígenas e negros recontam a existência a partir de seus corpos, guardiões de cosmovisões. Fragmentos-corpos de floresta que se levantam para mostrar que nessas margens, o espaço da desumanização, é onde corre mais vida. 

Para muitos de nós, pessoas trans e travestis, o corpo também é o principal território na qual temos pleno acesso. Onde conseguimos transitar, habitar e existir. É através do corpo que reconfiguramos o mundo com saberes e cosmologias deixadas por aqueles e aquelas que nos antecederam e que comungamos com o mundo que pulsa ao nosso redor. Como outro qualquer bicho, fazemos metamorfose. 

Se me tiram o território, tiram a minha identidade: Tecnologias (tr)anscestrais na manutenção dos territórios e na produção de vida
Crédito: Keila Serruya

Uýra, a Árvore que anda, travestí indígena do povo Munduruku, artista e bióloga, encarna uma árvore pelas ruas de Manaus reivindicando um olhar atento às cidades-florestas. Em seu projeto de vida, percorre comunidades ribeirinhas nas margens amazônicas contando as histórias dos povos das águas e das matas que ali habitam. 

Através do uso de folhas, plantas, raízes e sementes, Uýra se transfigura em árvore, por vezes em pedra e também em mangue, numa incorporação da própria natureza. Assim como as benzedeiras, rezadeiras, parteiras, curandeiros e pajés, Uýra mantém em seu próprio corpo, feito de sangue e de seiva, memórias vivas de um povo que segue em resistência. 

Em Soure, na ilha do Marajó, o festival Rainha das Matas busca dar visibilidade aos saberes marajoaras forjados pelas culturas indígenas e negras da região. Utilizando palhas de curuás, coqueiros e miritis – plantas amazônicas – são construídas paramentas, vestuários e ornamentos pelas mãos e sonhos de pessoas trans. Numa celebração contínua da vida, uma relação simbiótica rompe a barreira criada entre humano e natureza.

Lá, as folhas, as flores, os cipós e as penas viram indumentárias que mais parecem uma continuidade do próprio corpo, um corpo-floresta. Através dessa tecnologia (tr)ancestral perpetuam-se os saberes e cosmologias que mantém de pé aquele território, numa troca de conhecimentos entre seres humanos e não-humanos. Assim como no Marajó, em todas as regiões do país, pessoas trans e travestis estão organizadas de forma comunitária, ancestral e popular em prol da manutenção de seus territórios.

Se me tiram o território, tiram a minha identidade: Tecnologias (tr)anscestrais na manutenção dos territórios e na produção de vida
Crédito: Rafa Kennedy

Estamos agora, no presente, rompendo com a ideia de que somos humanos e voltando a nos reconhecer enquanto a própria natureza. Da Amazônia à Caatinga, da Mata Atlântica ao Cerrado, do Pampa às cidades-dos-biomas-esquecidos, seguimos mostrando ao mundo aquilo que somos: povos que não existem sem seus territórios. 

Leia Também: Você já ouviu falar de Transfobia Ambiental?

Newsletter

Este site é protegido pelo reCAPTHCHA e aplicam-se a Política de Privacidade e os Termos de Serviço do Google.

Leia mais

Editoriais

Colunistas

PUBLICIDADE

Jarē Aikyry

Notícias mais lidas

Confira os textos que mais bombaram na Transmídia

Minha mãe ouviu que pobres não escrevem livros, então virei poeta
A desinformação, o que chamamos de fake news, por si só já é uma rasteira bem dada no jornalismo.
Legislações opressoras e aumento da violência ameaçam direitos e segurança da comunidade LGBTQIA+ em diversos países.
Nem sabia que seria tão importante e que me renderia tanta autonomia verbalizar palavras que há tanto habitavam em mim.
A relação entre economia e pessoas trans vai além das questões tradicionais de acesso ao mercado de trabalho e renda.
Em Recife, a personal trainer Kely Moraes foi impedida de usar o banheiro feminino na academia onde trabalha.

FAÇA SUA BUSCA